Ensino médio

Dizem que o os ultimos serão os primeiros!
Já fomos o primeiro :
Já fomos o segundo :
Agora com certeza estamos no terceiro!

[̲̅α̲̅т̲̅i̲̅v̲̅i̲̅d̲̅α̲̅d̲̅є̲̅ร̲̅ ̲̅я̲̅є̲̅α̲̅l̲̅i̲̅z̲̅α̲̅d̲̅α̲̅ร̲̅]








Aqui iremos postar todas as atividades cobradas pela professora...

__________________________________________________________



Atividade Sobre o Japão:(Física)



O Japão e os Fenômenos Naturais

Nos últimos dias vimos a destruição que os terremotos junto com os  tsunamis vem causando no Japão, decide ir de em busca de informações sobre esses fenômenos e descobri que os tsunami são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre, para medi lo precisamos da escala Richter que é uma escala de magnitude local (ML), onde atribui um número único para quantificar o nível de energia liberada por um sismo  e que sua pontuação é de 1 a 9.
Vamos agora falar sobre os movimentos sísmicos que é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da terra.
O tsunami que são uma série ondas de água causada pelo deslocamento de um oceano ou lago, onde ocorre pelo fato de que o limite conservador em geral não perturba o deslocamento vertical da coluna de água, caracterizando por ser ondas geradas pelos ventos corriqueiros e ondas de gravidade têm um comprimento de ondas de cerca de 100 metros e uma altura de alguns centímetros, porem um tsunami em alto mar tem um comprimento de anda de cerca de 200 km.
O tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, que matou várias pessoas, imagens de tvs locais mostraram que o abalo(terremoto) causou o tsunami,  logo após o tremor um alerta para as ondas de até 6 metros de altura havia sido emitido no país.
No Japão também ocorreu o acidente nuclear que foi a liberação de radiação por meio de usinas nucleares, que transmitindo a radiação para o solo, a água e para o nosso organismo podem causar danos muito graves, como a destruição de células no nosso organismo.
A comparação existente entre Chernobyl e o Japão é que ambos deixam destruições, como morte, contaminações em animais, pessoas, alimentos, no solo e entre outros, mas foram causados de forma diferentes um pela natureza (Japão) e outro por falha humana (Chernobyl).
 
________________________________________________




Atividade de Biologia:


A célula e a Radiação

Nem todas as células vivas têm a mesma sensibilidade á radiação.
As células que tem mais atividades são mais sensívis do que aquelas que
não são, pois a divisão celular requer que o Dna seja corretamente reproduzido
para que a nova célula possa sobreviver. Temos os exemplos as da pele, do revestimento intestinal ou dos órgãos hematopoiéticos.
A exposição com a radição diretamente pode resultar na morte ou mutação de tal célula, enquanto que outra célula o efeito pode ter menor consquência. 
Então, as células vivas podem ser classificadas segundo suas taxas de reprodução, que também indicam sua relativa sensibilidade á radiação. Isso significa que diferentes sistemas celulares têm sensibilidades diferentes.
Os Glóbulos brancos são células que produzem sangue e que estão em constante reprodução são as mais sensíveis.
As Células reprodutivas  gastrointestinais não se reproduzem tão rápido, portanto, são menos sensíveis.
As Células  nervosas e musculares são as mais lentas e, portanto, as menos sensíveis.
As células têm uma incrívl capacidade de reparar danos. Por isso, nem todos os efeitos da radição são irreversíveis.
As células pode ser afetada de tal forma que não morrerá, mas pode ser modificada, sendo que elas se reproduzem e perpetuam a mutação, o que poderá significar o começo de um tumor maligno. 

Na imagem temos um fóton UV, ou seja, radação solar
________________________________________________
  

 Ondas 

As ondas são permutações oscilante de al guma grandez física no espaço e periódica no tempo, ou seja 
movimentos de vai e volta.
As ondas podem ser divididas em:

  • Ondas Mecânicas - Que são aquelas que necessitam de um meio matiral para propagar-se.Temos o exemploda onda em uma corda ou mesmo as sonoras.
  • Ondas Eletromagnética - Que são aquelas que não necessitam de meio material propagar-se, elas se propagam tanto na ausência da matéria  como em alguns materiais. Como a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios x, e muitas outras.
  • Ondas Transversais - Que são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de vibração. Como é exemplo as ondas eletromaginetícas.
  • Ondas Longitudinais - São ondas que se propagam na direçõ da vibração. Como líquidos e gases.

                                   As Ondas Em Nosso Cotidiano...

 As ondas estão presentes em várias formas da nossa vida como: 
  1. Quando jogamos pedrinhas num lago, são formadas pequenas ondas na superfície da água.
  2. Quando assistimos televisão ou ouvimos rádio, as imagnes e sons são trnasmitidas por ondas eletromagnéticas e captadas pelas antenas.
  3. Quando tocamos violão, flauta, conversamos ou cantamos, os sons são transmitidos por ondas e captados pelos nossos ouvidos.
  4. Quandos estamos num estádio de futebol, quando fazemos uma ola estamos fazendo uma onda humana.
                               Movimento Sismicos
Ele é um fenômeno de vibração brusca e passgeira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos. O movimento é causado pela rápida liberação de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas que são ondas que se propagam através da Terra, geralmente devidos a uma explosão.

                O Japão e os movimentos Sismicos
O Japão concenta 20% dos movimentos sismicos verificados no planeta. Lá os terremotos são diários, variando entre mais de diversas proporções, o Japão ja chegou a ser atingido com magnitude 8,9 pontos na Escala Richter.
                         Imagens (Anexos)

                                      Ondas formadas na superfície da água
      
                                                             
         Ondas Sonoras


                                        Ondas formadas pelo tsunami no Japão





                             Bibliografia


http://www.biosleep.com.br/wp-content/uploads/2010/06/ondas.jpg
http://cfq8.files.wordpress.com/2010/04/ondas1.jpg
http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/images/411-2.jpg
http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2011/03/tsunami-ondas-gigantes-japao-catastrofe-Not1.jpg



________________________________________________
Fenômenos Sonoros 

São todos os sons produzidos por corpos que vibram, que podem ser gerados por vibrações de cordas, como no violão.
 

Ao vibrar a fonte sonora do corpo que emite o som comprime e rarefaz o ar se encontra em sua vizinhaça. Formando-se desse modo as ondas sonoras que se propagam no espaço.

Sendo o som uma onda, ele apresentas algumas propriedades. São elas:

   1. A propriedade da Reflexão

è quando as ondas sonoras AB, A',B',A",B" provenientes de um ponto P encontram um obstáculo plano rígido, MN, produzindo assim a reflexão das ondas sobre o obstáculo.

Eco

São os obstáculos que refletem o som que podem apresentar superfícies muito ásperas.
Então podemos dizer que o som pode ser refletido por um muro, uma montanha e entre outros exemplos.

Reverberação

Em grandes salas fechadas ocorre o encontro dom som com as paredes. Esse encontro produz muitas reflexões que além de reforçar o som, proloangam-no durante algum tempo depois de encerrada a emissão.

  2. A propriedade da Refração

É quando uma onda sonora passa de um meio para o outro, mudando sua velocidade de propagação e comprimento de onda, mas mantendo a sua frequência.

  3. A propriedade da Difração
É quando uma onda sonora pode transpor obstáculos.

Quando colocamos um obstáculo entre uma fonte sonora e ouvido, por exemplo, o som é enfraquecido, porém não é extinto.

4. A propriedade da Interferência

Consiste em um recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes.

5. Propiedade da Ressonância

É quando um corpo começa a vibrar por influencia de outro, na mesma frequência deste, ocorrendo o fenômeno chamado ressonância.

Mas os efeitos sonoros também causam problemas relacionado ao abuso de volume ou seja, se ouvirmos algo muito alto o nosso ouvido pode tem proplemas muito sérios.

Música

As ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um mei elástico qualquer com a necessidade desses meios para se propagar.

Quando as variaçôes de pressão chegam aos nossos ouvidos, os tímpanos tentam imitar esta vibração e nos causam a sansação fisiológica do som.

Dentre os vários tipos de sons produzidos pela natureza e audíveis ao ser humano, a música para alguns é sinônimo de criação divina ou então a expressão máxima de sensibilidade do ser humano.

Efeito Doppler

É uma carcterítica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por objeto que está em movimento em relação com o observador.

Esse efeito (Doppler) permite medir a velocidade de objetos através da reflexão de ondas emitidas pelo próprio equipamento de medida, que podem ser os radiadores, baseados e, radiofrequência, ou lasers, que utilizam frequências luminosas.


Bibliografia

Assuntos:

Imagens:

________________________________________________

Um comentário:

  1. Muito bem pessoal, melhorou bastante, só fiquem atento na escrita de palavras ... teve algumas palavras que faltaram letras!!!!!!!! Mas valeu!!!!

    ResponderExcluir